quinta-feira, 31 de maio de 2012

O compromisso com a natureza


Aqui em Tijuana (não sei se em todo o México) é muito comum oferecerem nas ruas, nas escolas e em casa de parentes e amigos, quando há reunião de pessoas, pratos de isopor, assim como talheres e copos descartáveis. Todos usam sem a menor preocupação com a produção de lixo.
Certa vez, em uma reunião em minha casa,  arrisquei-me a dizer que preferia lavar os pratos que utilizar descartáveis e várias pessoas se horrorizaram e manifestaram-se contra minha escolha, dizendo que dava muito trabalho e que não fazia sentido.
Neste fim de semana, recebi por correio eletrônico um vídeo sobre o que está sucedendo em uma ilha do Pacífico, a 2000 km de distância de qualquer costa. Nesta ilha, habitada por um grande número de aves, completamente preservada da civilização,  os pássaros estão morrendo por ingestão de lixo humano! Estamos matando a Natureza de várias formas com nossos hábitos modernos e nosso descaso com ela.
Somos viciados em algumas atitudes prejudiciais ao ambiente, não gostamos de mudar aquilo que costumamos fazer, não queremos ter o trabalho de mudar nossa rotina e nossos costumes, gostamos da mordomia, buscamos o conforto e comumente nos esquecemos de contribuir com a preservação do ambiente. Já estamos caducos, não conseguimos sair do nosso conforto, temos argumentos demais para isto. A falta de tempo é a nossa melhor aliada quando queremos nos livrar da responsabilidade sobre a mudança de hábitos.
Penso que as crianças, se bem educadas nesse sentido, são a esperança para a preservação da Natureza, pois elas estão mais abertas a toda e qualquer aprendizagem, sendo capazes de adquirir hábitos e costumes mais corretos que os nossos, além de criar novas atitudes que possam beneficiar o meio ambiente, a partir da consciência de que nós e a Natureza somos parte da mesma “bola” (como dizem as próprias crianças, referindo-se ao planeta Terra), ou seja, somos um. Só elas, as crianças, serão capazes de mudar o rumo dessa prosa! Porém, esbarramos em um empecilho: nós adultos, somos quem as educamos! Como podemos ensiná-las o amor e cuidado com a Natureza se não sabemos como fazê-lo? Como podemos falar sobre diminuição da produção de lixo, se não cuidamos do lixo que produzimos? Como falar em preservação ambiental, se somos grandes consumistas, sem tempo, preocupados com o trânsito e as contas a pagar? Gasto exagerado de água e energia elétrica, consumismo exagerado, destruição ambiental, crescimento da especulação imobiliária nos grandes centros fazem parte da nossa vida! Precisamos muita reflexão e coragem para avaliarmos nossos hábitos e buscarmos alternativas mais sustentáveis para eles.
Quem quiser um motivo para se preocupar um pouco mais com o meio ambiente, assista o seguinte vídeo:  http://www.midwayfilm.com
Proponho a vocês, leitores do blog do CLIC!, uma avaliação dos hábitos cotidianos que não estão de acordo com uma vida mais sustentável e uma possível solução para eles. Isto é algo bastante difícil de ser feito para todos nós, por isto, proponho também que as novas atitudes sejam compartilhadas com todos no mural virtual do Facebook “Comprometidos com a Natureza”. Assim, podemos começar a aprender e a agir mais a fim com a Natureza e multiplicar, em uma corrente de boas atitudes, as idéias e conquistas de cada um.
Dri

Nenhum comentário:

Postar um comentário